Como escolher meu convite de casamento

Tempo de leitura: 6 minutos

O convite de casamento é a porta de entrada para esse evento tão especial na vida de um casal. É por meio dele que os convidados desenvolvem uma primeira impressão de como será a cerimônia. É nesta troca entre anfitriões e convidados que o sonho começa a se tornar realidade.

Como escolher convite de casamento

Saber como escolher o seu convite de casamento é o primeiro passo para que a sua celebração seja perfeita.

O convite de casamento e a identidade visual

Para muitas pessoas, o convite pode parecer apenas um pedaço de papel que deve ser apresentado na entrada de um evento. Sob esse ponto de vista, a sua função é muito simples e objetiva: avisar sobre um evento, funcionar como passe de entrada no dia do evento.

Na prática, o seu papel é muito maior do que esse. Um convite de casamento não deve apenas passar informações objetivas. Ele deve também representar diversos detalhes que talvez não sejam tão óbvios a primeira vista.

Por exemplo, o convite de casamento representa a identidade visual da cerimônia. Isto é, o conjunto de escolhas estéticas, como cores, estampas, temas, fontes, entre outros, que definem o estilo do seu casamento.

Dessa forma, se você optou por um casamento clássico em branco e dourado com arabescos florais e fontes estilo caligrafia, o seu convite de casamento deve seguir exatamente esse estilo!

Assim, ao olhar para o convite de casamento pela primeira vez, os convidados terão uma palinha de como será a decoração do evento. Isso não só contribui na empolgação para o evento, como também pode ajudar até mesmo na escolha de vestimenta.

Um convite de casamento clássico e elegante sugere que os convidados devem se vestir e portar da mesma forma, enquanto um convite moderno e descontraído demonstra uma atmosfera diferente.

Além disso, escolher o convite de casamento de acordo com a identidade visual é uma questão de harmonia e consistência. Em outras palavras, fica feio optar por um convite que não tem nada a ver com nada.

Atualmente, a papelaria dos casamentos vai muito além dos convites. Existem diversos outros itens, como save the dates e RSVPs (pré-convites enviados para confirmar a data e a presença no evento), cardápios e até lembrancinhas.

A decisão mais recomendada pelos organizadores de casamentos é desenvolver todos esses itens ao mesmo tempo, de preferência imprimindo-os no mesmo local e utilizando os mesmos materiais. Dessa forma, a papelaria do seu casamento vai ser a mais harmoniosa possível.

Escolhendo o convite ideal para o seu casamento

Tendo em mente a importância de planejar cada detalhe do seu casamento segundo uma identidade visual consistente, fica um pouco mais fácil escolher um convite adequado, mas a dúvida persiste: “qual é o meu convite de casamento ideal?”

Se você quer se planejar com antecedência e enviar os convites o mais rápido possível, mas nem sequer decidiu como vai ser a decoração do seu casamento, está na hora de voltar uma etapa. Respire fundo. Uma etapa de cada vez, e a decoração definitivamente vem antes dos convites.

Bem, pelo menos o planejamento da decoração. Então, pense nos seguintes fatores:

Qual o estilo do casamento?

Rústico, vintage, clássico, moderno, temático, em qual estilo você deseja celebrar a sua união com a pessoa amada? Se o que você curte é um casamento bem elegante e tradicional, a escolha clássica é bem óbvia.

Contudo, hoje em dia cada vez mais pessoas estão optando por estilos diferentes, como o rústico, que usa muitos tons de madeira e tijolo; o vintage, que aposta em detalhes bem retrô; o moderno, que segue tendências contemporâneas e é sempre um arraso; e, por fim, os temáticos, para aqueles casais que têm um gosto muito especial em comum.

Onde será a cerimônia e/ou a festa?

Muitas vezes, o próprio ambiente já determina parcialmente como será o estilo da cerimônia. Por exemplo, se o seu casamento será na praia, a localização já define por si só o tema do casamento. O mesmo vale para um casamento na floresta, por exemplo, mas não pense que só locais ao ar livre dizem algo sobre uma celebração.

Se o seu casamento será em uma igreja ou catedral tradicionalíssima, ou em um salão totalmente branco, o local também influenciará na identidade visual.

Em qual horário será o casamento?

Dia ou noite: o turno em que o casamento ocorre também influencia muito em seu estilo. Um casamento diurno passa uma vibe mais leve, é adequado para os casais que querem aproveitar a iluminação natural e o ar livre e também para cerimônias mais comportadas, que não são seguidas de festa.

Os casamentos noturnos, por sua vez, são os mais comuns e, por isso, não precisam de detalhes especiais no convite em geral. Contudo, se você planejou um casamento noturno rústico e ao ar livre, é provável que a decoração inclua lamparinas incríveis e, nesse caso, é interessante incluir uma ilustração delas no convite.

Você e seu par têm alguma preferência de cor, fonte ou temas?

O casamento é um momento único na vida de um casal e, por isso, cada detalhe deve ser escolhido de acordo com o gosto dos dois. Tudo deve refletir a identidade de vocês para que, no grande dia, se sintam realizados. Pensem com carinho em qual cor vocês mais gostam, qual a fonte mais agradável, qual tema os dois adoram. Essas escolhas fazem a diferença.

Tendo essas respostas em mente, fica mais fácil definir um convite. Por exemplo, se o casal quer um casamento rústico em um sítio durante o dia, então é uma boa ideia que o convite seja em papel kraft e contenha elementos que reflitam o cenário, como árvores e talvez até mesmo pássaros.

Quanto a escolha de cores, fonte e temas, ela deve ser consistente desde a decoração até o convite. Portanto, se na sua festa de casamento as toalhas de mesas são vinho e branco com arabescos florais, o ideal é que o convite também utilize esse mesmo esquema de cores e estampa.

Não existe um segredo universal para escolher o convite de casamento perfeito. A verdade é que o convite ideal é aquele que concretiza os seus sonhos e reflete a identidade do casal. Assim como cada pessoa é única, o seu casamento também deve ser.

Basta levar em consideração a identidade visual do seu casamento e fazer todas essas escolhas com cuidado e o seu convite ficará maravilhoso!

Fonte: http://www.queroconvite.com.br

Comente com seu Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *